quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

A elite dos Tropas

Tropa de Elite deixou de ser um filme faz tempo. Virou uma coletânea lançada pelo pessoal da Uruguaiana, que compila diferente visões do tráfico. O primeiro, O tropa de Elite (original-pirateado), com o Wágner Moura, fez muito sucesso, e logo veio o segundo.

Na verdade, se tratava de Notícias de Uma Guerra Particular, de João Moreira Salles e Kátia Lund. Um ótimo documentário, mas que não teve muita repercussão já que foi lançado, na uruguaiana, na época em que o Tropa de Elite chegava aos cinemas .

Agora é a vez do Tropa de Elite 3. Não vi, dizem que trata-se de uma colagem com imagens de traficantes e de operações do Bope, no outro lado da ponte. O fato é que o filme já está repercutindo na mídia. E por culpa disso, lógico - todos sabem que a polícia só se mexe por culpa da mídia -, o dvd está sendo investigado pela corregedoria da PM.

Mas este blog, que considera as investigações da PM tão importantes quanto a próxima namorada do Dado Dolabella, não está dando a mínima para este fato. O importante de toda essa história é o tropa de elite quatro, que logo vai ser lançado.

De todos os tropas, é de longe o mais interessante. Trata-se do filme “Quase dois Irmãos” que conta a história do nascimento do Comando vermelho, a tão temida organização criminosa de hoje em dia.

Para os mal informados, o C.V. nasceu da incompetência do milicos, que assim como o pessoal do Bope, achava que descer o sarrafo era a solução pra nosso país. Botaram na mesma cela traficantes e comunistas. Os primeiros donos das melhores armas, o segundo donos das melhores idéias.

Tudo bem que o comando vermelho hoje reproduz a ordem social, muito mais do que tenta destruí-lá. Até onde eu sei, afinal nunca vi traficante sendo questionado porque entrou para o movimento. Mas mesmo assim, é uma tremenda ameaça a elite e as tropas do nosso Brasil varonil. Elite e tropas que o pariram.

Um comentário:

Revista Zé Pereira disse...

O curioso é que o DVD está à venda a pelo menos quatro meses e só agora o Ancelmo Gois e a polícia se tocaram disso. Em jargão jornalístico isso se chama "notícia requentada".