terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Desabafo...

Não consegui fazer uma crônica, me faltou frieza. Juro que amanhã eu posto algo mais cognitivo do que isso.

Tá na capa do Globo, o deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ) relator de Propostas de Emenda Constitucional, revelou que dará parecer favorável a redução de maioridade penal de 18 para 16 anos. Tenho convicção absoluta que a maioridade penal não irá amenizar em nada a violência. Mas em uma cultura extremamente televisiva, onde a ficção cria seu heróis – Capitão Nascimento – e a mídia suas vítimas – João Hélio – há quem acredite que a solução para violência virá do bom censo dos nossos governantes.

A violência patológica que nos acompanha é inerente ao modelo de sociedade, no qual vivemos. Não há nada que o governo pode fazer para extermina-lá. O estado não quer assumir sua impotência, a sociedade não quer admitir sua culpa. Então criam-se os vilões – usuários ou adolescente pobres, jamais tucanos, consumistas, publicitários e jornalistas.

E agora surge a idéia de que violência irá diminuir com a redução da maioridade penal. Como não pensaram nisso antes? Afinal de contas nesse país os homicidas são muito letrados, sabem ler escrever e sabem a constituição de cor e salteado. Portanto calculam friamente quando o crime compensa ou não. Agora sabendo que serão presos irão parar de roubar. Não é genial?

Nenhum comentário: