sexta-feira, 4 de julho de 2008

Grande Fiúza!

Sabe, ele já deu umas vaciladas, principalmente quando resolveu fazer o prefácio de um livro do Índio da Costa, um caboclo que leva nos ombros uma série de acusações de favorecimento em licitações. Mas apesar dos pesares, Guilherme Fiúza, autor de Meu Nome não é Johnny, é uma das melhores cabeças entres os colunista do Brasil. Herdeiro do Jabour (Cineasta, não dramaturgo) sabe ler a mente humana como poucos....


“Vocês, hoje torcedores da LDU, falam com orgulho nostálgico de uma taça conquistada por Zico e companhia 30 anos atrás. Minha preocupação é que a LDU, digo, o Flamengo, vire uma espécie de Museu do Zico, assim como aconteceu com o Botafogo, eterna viúva de Garrincha.

A realidade é que hoje, no ano da graça de 2008, ou seja, deixando de falar do século passado, o time que encantou o continente com uma campanha bela e histórica foi o Fluminense, que é só Fluminense, não é sucursal de time equatoriano.
Zico foi o maior que já vi jogar, maior que o Rivelino, maior até que Pelé, que só vi em vídeo tape. O Zico eu vi ao vivo, paguei pra ver jogo do Flamengo, e como doido por futebol agradeço ter vivido isso.
O problema de vocês, flamenguistas, é esse sotaque de facção, esse complexo de Comando Vermelho. Há em vocês um disfarçado desejo de que o Outro não exista, de que o Flamengo paire hegemônico e único.
Freud diria tranqüilamente que debaixo dessa soberba está uma maioria esmagadora com pânico de ser esmagada.
Relaxem, ninguém vai esmagar vocês.
Só isso justifica a empáfia com que vocês adoram o Flamengo. Paixão não tem nada a ver com arrogância. O apaixonado é antes de tudo um doce.
Desistam do colonialismo, de afirmar o Flamengo como um credo talibã, esse Cléber Leite way of life. Aceitem as outras religiões, os outros deuses. Isso só vai realçar a potência que é o Flamengo.”
Dediquemos essa conversa de bar também aos corintianos, aos xiitas, aos petistas, aos tucanos e a todos os que têm o secreto sonho totalitário de anular o diferente.”


Guilherme Fiúza Jornalista e Escritor

Nenhum comentário: